O fim quase foi no começo!!

E no sábado Thomas Coville, largou para  a tentativa de bater o recorde de volta ao mundo velejando sozinho, recorde que atualmente é de Francis Joyon(57 dias). O ano de 2011 começou com ação para todos os lados, com a Barcelona world Race pegando fogo, Jules de Verne com velocidades estonteantes por Banque de Populaire, e  o dia a dia da Oracle publicando novidades sobre a Americas Cup em SanFran, mas veja nesse vídeo de Coville algumas horas depois da linha de largada, aos 2:57 do vídeo, o que seria uma catapulta num veleiro monstruoso como Sodebo. Fiquem ligados no sailingcatarina pois está começando o Downunder Pro 2011, regata de Formula Windsurfing com o top profissional mundial Wilhelm Schurmann (BRA-999) disputando as cabeças porém a maior novidade do ano na flotilha por conta do catarinense Aldo Maia Junior (BRA1313) se empenhando no Campeonato Mundial.



Troféu Jules Verne

Agora é oficial, o Maxi Trimarã Banque Populaire larga amanhã para uma tentativa de quebrar o último recorde de circunavegação do globo sem paradas do Groupama de Franck Cammas que é de aproximadamente 50 dias (média de 25 nós)... A tarefa não é mole, mas parece que a tentativa tem grandes possibilidades de ter sucesso.

37º Campeonato Brasileiro de Laser - Jurere / Florianopolis / SC

Com Bruno Fontes vencendo na Standard e Matheus Delagnelo na radial, estão definidos os campeões do brasileiro de laser nesse começo de 2011.
O 37° Campeonato Brasileiro de Laser é a Primeira Seletiva para os Mundiais da ILCA (International Laser Class Association) e a Primeira Seletiva para a formação da Equipe Brasileira de Vela, onde os primeiros classificados na EBV 2011 no Laser Standard Masculino e do Laser Radial Feminino, serão os representantes brasileiros no 16° Jogos Pan Americanos em Guadalajara, México, entre os dias 17 a 23 de outubro de 2011.


Melhor proeiro(a) do mundo

Dos nossos grandes amigos do sailinganarchy uma foto retirada do blog world tour, o melhor proeiro(a) do mundo...


AC45 - Segundo dia de testes

Segundo dia de testes do veleiro AC-45 pré America´s cup... to nervoso

Formula Windsurfing World Championship 2010 - ARGENTINA

Imagens de altíssima qualidade do mundial de Formula Windsurfing 2010 em Mendoza - Argentina... vale a pena assistir uma lição de como chamar a atenção para um campeonato de windsurf...



Formula Windsurfing World Championship 2010 - ARGENTINA from NED13 on Vimeo.

34ª America's Cup tomando forma!!!

Pros incrédulos que estavam duvidando de Coutts e Ellison no novo formato da America's Cup, que terá um veleiro um pouco menor, 45 pés, com competições pelo mundo até a data final em 2013, onde será então usado o veleiro de 72 pés, aí vão umas imagens da montagem do veleiro que já esta quase pronto.... reparem a vela, está mais com cara de asa de boeing do que vela... Sailingcatarina está prevendo fortes emoções, e os comentários ao redor do globo são que uma revolução está acontecendo... a vela está voltando pro seu lugar, o mainstream do esporte mundial!






Resultado do Mundial de Moth 2011

E os australianos, em casa, dominaram o mundial da classe de veleiros monotipo Moth. Classe essa que a uns aninhos atrás apanhava para alcançar os 20 nós, e está agora com novas regulagens e avanços nos foils, ultrapassando a velocidade dos 30 nós!! É impressionante ver essas máquinas velejando, e há rumores de que estarão nas Olimpiadas do Rio 2016... cruzem os dedos... sailingcatarina está com bons pressentimentos.


Colisão!

Que raios as duas senhoras estariam dizendo uma para outra nesse exato momento?


Aventuras de Darci - Turma da Plancha e os Pescadores

Sailingcatarina anda sem assunto nesse começo de ano, mas de uma olhadinha nas peripécias de Darci, vale a pena...
 

Velas Rígidas - Moth

Com o mundial do veleiro monotipo Moth na Australia se aproximando, e com a recente disputa nas regras a respeito da aprovação ou não do uso da vela rígida, e bom você ir se ambientando com elas, pois do jeito que os veleiros navegam bem com essas velas, o sistema veio pra ficar.


Idéias para a Volvo Ocean Race

O que faz um espanhol dono de um sport-boat num dia sem nada pra fazer? 
Ele persegue os veleiros da Barcelona World Race que estão sem vento a deriva pelo Mediterrâneo. (obviamente retirado de nossos amigos do sailinganarchy)
Grande idéia e sailingcatarina já está atrás de patrocínio para fazer o mesmo em março de 2012 quando os veleiros da Volvo Ocean Race vão chegar aqui em Itajaí. Único problema é que com batera não vamos alcançá-los.

Mundial de 29er em Mar del Plata

E na argentina continua bombando o vento e altas ondas para as regatas do mundial de 29er. Fotos impressionantes  Matías Capizzano. Confira mais informações e resultados do evento até agora.                     


Volta a Ilha de Florianópolis velejando uma Formula Windsurf

Volta à Ilha de Santa Catarina em uma prancha de Windsurf
Extra, direto de kantaka: "Renato Pozolo completa pela primeira vez a circunavegação de "Floripa" com 8h 40min velejando numa prancha Formula HWR."

Galera não adianta chorar as pitangas, uma barreira já foi quebrada, agora é só diminuir esse tempo, que pode ser bem menor com certeza!!!

Veleiros da Barcelona World Race 2010 - IMOCA Open 60

A flotilha que largou na regata de volta ao mundo no dia 31 de dezembro de 2010, Barcelona World Race, é composta pelos veleiros IMOCA Open 60, e o sailingcatarina se propõe aqui a esclarecer alguns pontos a respeito das características dessas impressionantes maquinas de regata que são velejadas por tripulações de apenas duas pessoas.
Esses veleiros são parte de uma classe "aberta". Issso significa que os projetistas podem aproveitar certa liberdade enquanto projetando, no entanto que os veleiros estejam com o tamanho de 60 pés(18.29m) de comprimento, 4.5m de calado e um mastro que não pode ter mais do que 29m acima no nível da água. O projeto também deve seguir uma série de regulamentos de segurança, que podem ser divididos em dois grupos:
Regulamentos de desing estrutural: isso inclui compartimentos estanques, gaiutas de segurança, etc.
Regulamentos de estabilidade: essas são uma série de obrigatoriedades e testes feitos em cada barco para garantir estabilidade e capacidade de auto-adriçamento (desvirar-se sozinho) no caso de capotadas.

Os IMOCA Open 60 são especialmente desenvolvidos para velejo solo ou em dois tripulantes. O shape do casco e os equipamentos são feitos para responder prontamente a média de velocidade de ventos e mar experienciados numa circunavegação oeste-leste do globo. A favor de bons ventos, o casco achatado dos IMOCA Open 60 obtem belíssimo planeio através dos picos de ondas e pode atingir velocidades que excedem os 25 nós.

Principais Características de um IMOCA Open 60

Comprimento: máximo de 18.28m (60 pés)
Largura: aprox. 5.5m
Calado: máximo de 4.5m
Altura do mastro: máximo de 29m
Deslocamento: entre 8 e 9 toneladas
Área vélica contra-vento: entre 240 e 330m²
Área vélica popa: entre 460 e 620m²
Tipo de quilha : basculante (espécie de pendulo hidraulico)



34ª America's Cup em São Francisco

Agora esta confirmado e anunciado, os rumores de que a 34ª America's Cup será em São Francisco ao invés da histórica Newport estão confirmados. A maior competição da história da vela mundial está por vir em 2013 numa das baías mais badaladas e dos melhores ventos do mundo. O sailingcatarina já está seguindo os conselhos de Magnus Wheatley do Rule69 e agendando as passagens. Na boa, estas regatas serão imperdíveis.


 
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