Mente Aberta

Animal o trailer deste vídeo, com Marcilio Browne, Ricardo Campello, Victor Fernandez, Gollito Estredo, Philip Köster e Kauli Seadi, velejando em Caboverde, Gran Canaria, Maui, Egito, Indonesia e Dinamarca.



Minds Wide Open Trailer from Andre Paskowski on Vimeo.

7a etapa da Copa Veleiros de Monotipos - Formula Experience One Design

Com previsão bombástica, e um cenário intimidativo chegamos em Jurere, as 11:00 de sábado, pra 7ª Etapa do Catarinense de Formula Experience. Apesar do baixo quorum, a empolgação era grande entre os dois que duelam pelo título ( Rafa Cunha e Alexandre Neves) e a apreensão bem maior entre os amadores ( eu e Claudinho) pois o troço parecia catastrófico com rajadas de sul passando os 25 nós.

Entraram os Snipes, seguidos pelo molecada do Optimist e depois os lasers, e nossa honra ficou seriamente atingida, pois se a molecada do optimist foi pra raia sem pestanejar, nós não poderíamos fazer feio. Aquecimento, água, regulagem de equipo, e fomos pra água, Neves e Rafa indo pra raia e eu e o Claudinho lutando pela vida numa arribada kamikaze... chequei na linha com as pernas latejando ( isso não foram nem 5min de velejo) e o Claudinho chutou o balde e foi pra terra trocar de vela.

Bom, graças a Allah, o vento amaciou e pude largar um pouco mais confiante.... já chegando na primeira boia de contra-vento, perto da praia, o vento ficava bem mais rajado e esburacado o que tornou as regatas extremamente técnicas. Rafa, de 8.5m², seguia o Neves de perto(9.7m²) porém eu ia ficando pra trás, principalmente por nao estar no mesmo nível técnico, porém a quilha de 68cm que tinha escolhido acabou me prejudicando bastante com a diminuicao do vento. Eram muitas calmarias, o que dificultava o planeio. Windsurf boiando é quase, quase, pior do que escutar música sertaneja. A dificuldade era que a bóia de contra-vento ficava num buraco, quase sem vento, mas logo depois o vento bombava e eu ficava facilmente over, pois o percurso era um triangulo, e o rumo dava num power reach animal (través folgado) realmente full speed até essa bóia, muito legal, porém fisicamente demandante.

Foram três regatas, em todas elas fiquei uma perna atrás dos dois primeiros, e o Claudinho de perto atrás de mim, num tempo médio de regata de 30 min. Tive sorte do veto da nova Quilha do Dr. Claudio Kashy Vendramine, pois com ela que muito provavelmente eu seria o lanterna, e muito provavelmente ele daria um sufoco nos dois cabeças. Na terceira regata eu quase alcancei os dois na bóia de sota, pois conseguiram colidir!!! Nenhum dos dois arregou na chegada da bóia, não lembro mas acho que o Rafa arribou pra cima do Neves, e quase os alcancei...mas logo depois o vento rondou e diminuiu muito, sendo que a comissão de regatas subiu Recon e cancelou a regata. Pra essa terceira regata Leleko(Leonardo back) havia chegado na raia para participar também, porém teve o azar de quebrar o pé-de-mastro antes do tiro, pena pois mais um  na raia faz toda a diferença no tamanho da diversão.

Com a previsão meio dúbia pro domingo, e o cansaço absurdo do sábado, acabei pipocando no domingo, porém Neves, Rafa e Leleko correram mais uma regata, que dessa vez o Rafa levou pra casa. Porém no final da soma dos resultados ficou assim: 1º Alexandre Neves,  2º Rafael Cunha, 3º Carlos Guilherme Pereira, 4º Cláudio Vendramine, 5º Leonardo Back.

O ranking do estadual ainda está em aberto, com mais 4 etapas, não temos nada definido e teremos muitos pegas para acontecer ainda. Acredito que a flotilha está evoluindo muito, e a cada regata que passa está mais compacta e logo logo teremos muito mais alternancia na liderança das regatas. Graças principalmente a  categoria ser one design, ou seja, todos os equipamentos praticamente iguais, apenas algumas adaptações à regra, para que possamos trazer cada vez mais velejadores pra raia. Se o apenas o Mahinder e o Alessandro tivessem aparecido, as disputas na raia seriam já muito mais impressionantes pra quem acompanha e curte regatas à vela. Fica aqui a intimação!!!

Abraços e bons ventos.

Carlos Guilherme









 
Powered by Blogger